A Importância da Holding Familiar na Prevenção de Disputas Familiares
Quando se trata de planejamento patrimonial, um dos principais objetivos é garantir uma transmissão eficiente e protegida dos bens acumulados ao longo da vida para as gerações futuras.
Para alcançar isso, é necessário evitar conflitos familiares que podem surgir em decorrência da divisão e administração desses bens. Com isso, Holding Familiar é uma das estratégias mais inteligentes e eficazes que pode ser adotada com esse propósito.
Neste artigo, discutiremos como essa estrutura pode ajudar a prevenir disputas nos negócios da família e proteger o patrimônio.
Entendendo a Holding Familiar e suas Aplicações
A Holding Familiar é uma empresa (eu gosto de chamar de sistema) que tem como objetivo principal administrar e controlar o patrimônio de uma família.
Essa estrutura permite concentrar os bens e as participações sob uma única gestão, facilitando assim a sua administração, planejamento e sucessão. Além disso, a Holding pode ser utilizada para estruturar os investimentos, o planejamento tributário e a proteção do patrimônio de possíveis riscos e reveses financeiros durante a vida.
Com a Holding Familiar, esse planejamento acaba por evitar a necessidade de confecção de contratos inadequados, como o Testamento e a Doação, já que a entrega da solução ao beneficiário nesses moldes antiquados podem não refletir na exata vontade do dono dos bens, sem contar nos altos custos envolvidos para quase nada.
Como a Holding Familiar Evita Conflitos Familiares
A escolha pela Holding Familiar como estratégia de planejamento patrimonial pode gerar diversos benefícios na prevenção de conflitos e disputas familiares, tais como:
Estabelece regras claras: Um dos motivos que levam aos conflitos na divisão de bens é a falta de regras claras e consenso entre os membros da família.
Na Holding Familiar, as regras de governança, divisão de responsabilidades e administração são definidas previamente. Isso gera transparência e evita desentendimentos no futuro.
Promove a profissionalização: Outra vantagem da Holding Familiar é a possibilidade de profissionalizar a gestão dos negócios familiares, através do estabelecimento de metas e métricas de desempenho.
Esse processo contribui para que as decisões sejam tomadas baseadas em critérios técnicos e imparciais, evitando favoritismos e disputas.
Centraliza a comunicação: A comunicação é uma das chaves para manter um ambiente familiar harmonioso.
A implementação da Holding Familiar contribui para centralizar a comunicação entre os membros da família, facilitando a troca de informações e diminuindo a chance de mal-entendidos.
Implementação da Holding Familiar e suas Implicações
?
Para que a Holding Familiar cumpra seu objetivo de evitar disputas futuras, ela é dotada de cláusulas e mecanismos que são acionados apenas quando o dono dos bens não mais esteja aqui, ou seja, na grande maioria, os pais e as mães.
Essa administração é feita pelos genitores até que ambos tenham falecido, fazendo com que os bens sejam transferidos para seus filhos apenas quando ocorre tal situação, sendo que, com a Holding Familiar, essa transmissão é feita de forma automática, evitando assim a sucessão.
Com a Holding Familiar, não há os custos com inventário, doação, testamento, cartórios, despachantes e tantos outros gastos inerentes à transferência normal para os herdeiros, tornando assim um mecanismo poderosíssimo ao alcance de todos, já que tal solução era disponibilizada apenas às grandes fortunas do país.